TRANSFORMANDO A VISÃO PARA ALCANÇAR O OBJETIVO. Parte 8
..........AÇOUGUE.............
Buscando a mudança pelo conhecimento.
É de conhecimento geral que somos em grande parte resultado das experiências que vivemos em nossas vidas. Que os fatos influenciam nossas decisões, eles são nossa experiência de vida. Mas como isso funciona? Qual a influência que tem nosso inconsciente tem sobre nossos hábitos?
Veja esta história: Ela não sabia, mas aquele seria um dia muito especial na vida de Helena. Logo quando acordou percebeu uma movimentação não habitual em sua casa. Aquela tia que ela mais gostava, porque brincava com ela e fazia-a ela rir, estava lá e fazendo brincadeiras, o seu docinho preferido. Contaram a Helena então que aquele era o dia do seu quinto aniversário e que fariam uma festa para ela. Desde o inicio do dia ela sentiu-se feliz e percebeu que muitas pessoas gostavam muito dela.
Quando a tarde chegou sua mãe lhe deu banho e vestiu um vestidinho muito bonito. Seu pai disse que ela estava parecendo uma princesinha.
Quando os convidados chegaram trouxeram muitos presentes e Helena ficou ainda mais feliz.
Um dos presentes que ela abriu era um violãozinho que ela achou muito bonito e pôs-se a tocar.
Todos que estavam em volta acharam muito engraçado e bateram muitas palmas.
A Helena percebeu nesse momento que era capaz de agradar as pessoas com seus comportamentos.
Muito tempo se passou e Helena sequer se lembra do seu quinto aniversário, mas como eu disse esse seria um ano marcante em sua vida.
Hoje ela é uma grande líder, em uma grande empresa nacional. É reconhecida pela sua capacidade de relacionamentos e sua auto-estima inabalável faz com que ela alcance seus objetivos de modo fácil.
Porque estou contando essa história?
Porque funcionamos assim.
Temos um inconscientemuito maior que nosso consciente. Assim nossas memórias estão cheias valores e conceitos nos quais acreditamos, e as decisões que serão tomadas estão pautadas dentro do conhecimento que adquirimos no decorrer da vida, muito mais em nosso inconsciente do que conscientemente.
Por que alguns desistem frente ao menor obstáculo e outros se sentem motivados a superar suas dificuldades?
Certamente esta não é uma decisão consciente.
Só uma mudança na visão comportamental ira gerar uma mudança de atitude.
A Helena sentiu-se amada e querida. Quando tocou violão poderia ter dado o significado que era boa em música o que poderia torná-la uma boa compositora, mas deu o significado que agradava os outros e formou a crença, acreditou que era muito boa em se relacionar com os outros. É lógico que esta memória se perde com os tempos, mas continua ativa em nosso inconsciente.
A Helena não se lembra mais do violãozinho, mas as decisões que toma em seus relacionamentos hoje determinam os resultados em sua vida profissional.
Sendo assim vivemos muitos fatos em nossa vida, e a esses fatos damos significados, esses significados são próprios de cada pessoas e geram crenças valores e conceitos.
Tudo isso se torna a base para decisões que tomamos em nosso momento atual e essas decisões são na sua maioria inconscientes.
FATO
SIGNIFICADO
CRENÇA
DECISÕES
RESULTADOS EM SUA VIDA
As influências marcantes em nossas vidas: família, escola, religião, trabalho, amigos, como a ética da personalidade foram responsáveis por um impacto inconsciente e silencioso em nossas mentes, ajudando a formar nossos quadros de referências.
Seja impactante; para marcar seus cliente de uma forma, que eles se lembre de você toda vez que mencionarem seu ramo de atividade como um referencial a todos que vivem no seu meio.

Conhecendo os clientes e seus hábitos, gerando satisfação absoluta no coração do cliente.
Gerando atitudes para conquistar o objetivo
O que te faz eficiente no trabalho? Pode encher o peito para dizer das suas habilidades comunicativas que são excelentes, do profundo conhecimento que você possui na sua área ou, talvez, da capacidade sem igual depensar com os pés no chão.
E se eu disser que, na verdade, o que te faz eficiente são os seus hábitos, você vai parar de se encher de orgulho? Não fique com vergonha de responder que não. Existe uma chance de que você não queria focar muito nos seus hábitos, mas é fato! De que nossas rotinas são uma força poderosa que afeta nosso comportamento diário.
Como não imaginamos o quanto o conhecimento que absorvemos durante a nossa vida torna se reflexo das nossas atitudes. Vamos refletir sobre isso?
Hábitos são uma associação de aspectos ou atitudes do seu mundo diário, que levam você a ter uma ação REPTITIVA inconsciente.
Seu cérebro é uma máquina criadora de hábitos que te permite seguir essas ações sem pensar. Como digitar o teclado do computador sem olhar, ou como um atirador de facas num circo ou um trapezista que pratica tanto até que suas ações sejam independentes do pensamento consciente, Quer ver só?
Você tem seu espaço de trabalho organizado para focar seus pensamentos nos problemas novos que precisa lidar sem ter que pensar em detalhes como preencher um formulário rotineiro, anotar tarefas num post-it ou atender ao telefone. Procede?
Tanto que, se você se mudar para um novo escritório ou trocar de emprego, vai achar as primeiras semanas um pouco desconfortáveis por conta dos hábitos antigos que não vão funcionar no novo espaço e pela falta de tempo para desenvolver novos hábitos. De repente, você se encontrará pensando em todos os tipos de tarefas simples. Entendeu?
Sempre que houver uma relação consistente entre o mundo e uma ação, e você repetir aquela ação muitas vezes, você vai desenvolver um hábito.
Ele toma forma quando você pratica a ação deliberadamente ou mesmo só a repete no curso de sua rotina.
Hábitos não só são essenciais para seu sucesso pessoal, como também são cruciais para o comportamento de seus clientes. Temos um comportamento diário formado por hábitos.
Mesmo que você esteja em um negócio que tenha que interagir com cada cliente apenas uma vez, ainda assim eles terão hábitos relacionados às interações com você.
Agora sim, aqui está o que importa para seu negócio.
Influenciando a atitudes dos clientes para uma mudança comportamental.
O psicólogo Art Markman pondera que as pessoas estão no piloto automático na maior parte do tempo (hábitos, lembra?),é que eles estão verdadeiramente inconscientes que já predefiniram suas escolhas, valores e conceitos durante suas vidas. Os fatores que influenciam suas ações na maior parte do tempo, já estão arquivados no inconsciente. Por isso, ele recomenda preferir métodos de observação às tradicionais pesquisas de pergunta e resposta que o mercado utiliza hoje.
Aprenda os hábitos dos clientes.
Aprenda os hábitos dos clientes.
Por outro lado, são bem-sucedidos, os vendedores flexíveis, que sabem entender e atender as necessidades dos clientes modernos e exigentes, muitas vezes tachados de chatos. E o sucesso deles está nas seguintes ações:
Quanto mais seus clientes gostarem do seu Negócio,menos eles vão querer pensar sobre cada interação que têm com outras empresas. Crie um sistema promocional que valorize o cliente, suas opiniões, Quanto mais você atender as suas necessidades e satisfazer seus interesses mais ele trará retorno a você e a empresa.
Satisfação total, essa é uma frase que gosto muito, mas não encontrei um lugar que a use ao pé da letra, por isso avalie e reavalie os setores todos da empresa dentro das observações que você fará sobre seus clientes, aplicando a ela o verdadeiro sentido da palavra.
Como você se sentiria comprando um sapato um numero menor que o seu,numa cor que você não gosta ou ao chegar em casa descubra que não era a marca que você queria, há ou ao chegar numa festa ele descolasse. Eu costumo dizer que nota de cem reais é aceita em qualquer lugar!
Afirme e reafirme aos seus clientes que você tem o melhor produto, a melhor qualidade, o menor preço, a maior variedade e as melhores oportunidades. Em todos os lugares possíveis.
É frustrante para alguém ter que reaprender a fazer algo que já estava fazendo sem pensar, ao reaprender ela também ira reavaliar cada condição que já estava pré-estabelecida, cada vez que você faz com que essa pessoa tenha deliberadamente que pensar em algum produto o serviço no qual ouve uma mudança brusca, abre-se espaço para que ela pense também, por exemplo, em trocar para seu concorrente ou no que ele tem de melhor que você.
A atenção nas mudanças.
É claro que você também não vai deixar de mudar o design de seus produtos por causa disso ou reformar sua empresa. Afinal, eles precisam evoluir. Então, quando tiver que refazer o design de algo, tenha certeza que os aspectos do design antigo que estavam influenciando os hábitos dos clientes não sejam retirados, ou Faça um esforço extra para manter aqueles elementos consistentes o bastante para minimizar a possível quebra que virá com o novo design ou nas mudanças feitas.
Construa novos hábitos.
As pessoas precisam repetir um novo comportamento antes que ele se torne hábito. Os estudos em hábitos sugerem que existem muitos fatores que afetam essa adaptação, quanto mais confortável e satisfeito se sentirem mais fácil será a adaptação, exatamente quantas repetições elas terão que fazer; não se tem certeza, mas 20 não é um mal começo.
Ajude seus clientes a repetirem um novo comportamento na quantidade suficiente para se formar um hábito. Conheça como eles se interagem com você, e trabalhe para criar essa prática.
Influencie o ambiente.
Hábitos são afetados pelo que se vê facilmente, se torne visível. Esteja evidente aos seus clientes, utilize estratégias de marketing para se tornar presente no seu dia a dia, em sua casa, em sua empresa, em seu carro e em cada local possível, usando frase que demonstram as qualidades da sua empresa.
Seus clientes precisarem usar seu produto regularmente, então você precisa certificar-se que ele estará num ambiente criado especialmente para ele, para que ele fique a vontade para gastar.
Isso significa achar formas para permanecer visíveis aos olhos dos clientes, é importante tornar os produtos atrativos o bastante para mantê-los memoráveis, para que tenham satisfação de contar aos outros, em vez de escondê-los dentro de um armário com vergonha de mostrá-lo.
No final, saber a importância dos hábitos é o canal para o sucesso nos negócios. É ótimo quando seus clientes pensam sempre em você, e passam a falar de você para os amigos de trabalho, pessoais e por onde andam, pois foram impactados por um conjunto de informações e produto.
Mas é melhor ainda quando a relação se torna tão natural que eles já se sentem confortáveis o suficiente para agirem sem nem mesmo precisarem — ou desejarem — pensar.
O Sucesso Depende da Atitude.
Você já se esforçou para evitar um encontro como uma pessoa deprimente, mal humorada?
Já fez o impossível para ter a oportunidade de ficar com uma pessoa positiva e entusiasmada, que faz a gente se sentir bem?
Qualquer pessoa sempre deseja ficar ao lado de um vencedor. A sua atitude irá determinar se as outras pessoas irão correr para você ou de você!
Quem não tem atitude não tem ação, sem ação a empresa esta morta.
A atitude é um ingrediente crítico do seu sucesso.
Ela comunica muito aos seus clientes, amigos, colegas e todas as pessoas com as quais você convive. Sua atitude mostra como você se sente em relação a:- si mesmo - seu trabalho - sua vida e seus clientes, sobre o valor deles para sua empresa, quem não gosta de ser valoriza ou reconhecido pela sua importância.
O que você faz, de fato, uma atitude entusiasmada é a maior qualidade que um ser humano pode ter.
Uma atitude ruim ou mal interpretada pode anular as melhores intenções, os melhores negócios e as melhores iniciativas.
Anula até anos de trabalho e dedicação principalmente quando se percebe o descaso ou erros sucessivos.
É necessário remover valores e conceito onde achamos que somos capazes de acompanharmos tudo, essa mentalidade de ser auto-suficiente e reconhecermos nossas limitações, incapacidade, imperfeições.
Nenhum ser humano é capaz de deter todo conhecimento e torna-se necessário dividir para poder conquistar, dividir responsabilidades em uma equipe a qual deve sim estar capacitada a serem braços, pernas, olhos e ouvidos dentro da empresa cumprindo metas e objetivos. Levando a empresa a representar a expressão da sua vontade, que por sua vez deve representar a o desejo e a paixão do cliente Observando para transformar e Superar as limitações. Observar e avaliar a empresa e suas qualidades é essencial para se obter os melhores resultados.
Qual o diferencial da sua empresa?
O que os clientes buscam?
E o que eles encontram?
O que você oferece?
O que você tem?
O que eles levam?
Cada setor deve fazer uma avaliação constante em todos os seguimentos detectando falhas e se antecipando aos possíveis problemas, quando buscamos superar a qualidade chegamos mais perto do primor da qualidade. E a maior satisfação do cliente.
Definir padrões de qualidade é priorizar a necessidade do cliente.
Reduzir as percas, diminui custo, aumenta margens de lucro e aumenta o resultado final.
É hora de unir as forças é buscar criar as situações para conquistar os objetivos projetados, usando a criatividade participativa com sugestões e idéias.
Usando uma visão geral do auxiliar de serviços gerais ao gerente geral, pois cada um é especialista em seu próprio setor e sabem suas próprias necessidades mais quem nenhum outro; e como supri-las com economia criatividade e eficácia.
Ao observar o ambiente onde trabalhamos iremos detectar necessidades a serem supridas e muitas delas para serem solucionadas é necessário apenas cuidado e iniciativa, ser cuidadoso com produtos utilizados como material limpeza, utensílios de trabalho, usando-os na quantidade necessária e dando exemplo aos outros não se esquecendo do ambiente onde trabalhamos.
A organização economiza trabalho, produtos, tempo e desgaste físico além de demonstrar eficiência.
Ao observar o ambiente também iremos detectar a necessidade de mudanças físicas e surgiram idéias que iram gerar agilidade e praticidade ao executar um serviço, serem participativo informando uma nova maneira mais pratica, de uma ou mais pessoas executarem um serviço tendo-se maior rendimento.
Tudo contribui para se criar um ambiente e produtos que atenda as necessidades dos clientes.
Criar um diferencial que gere satisfação nas compras e impacto sobre os clientes, Para atingir os objetivos da empresa, a comunicação precisa atrair a atenção, despertar interesse, provocar desejo e gerar a ação do consumidor.
Algo que seja manifesto dos clientes com a sua satisfação, que gere comentários a respeito da loja aos seus amigos.
Gerando um evento surpresa em seus clientes tornando os cúmplices da loja pela sua satisfação, indicando a empresa para seus amigos e retornando para novas compras.
Vire noticias na boca dos seus clientes. Criando uma programação que ira superar as suas expectativas, envolvendo o cliente, e levando-o a participar da loja criando em si a satisfação pelas compras realizadas.
O qual hoje é o alvo de conquista de muitas empresas e onde sua satisfação siguinifica sustentabilidade, a visão do cliente tem que ser: como se você tive se encontrado um diamante, hoje temos muitos cursos ensinando se dar um atendimento de qualidade, mas só se consegue isso quando entendemos que o cliente é o caminho que te leva ao resultado desejado.
Sem o cliente não existe objetivo a ser alcançado. Tanto da empresa como dos colaboradores.
A Empresa e todos os departamentos têm que se fundir num só propósito de dar ao cliente a sensação de satisfação ao ser atendido na empresa.
É onde cada colaborador observa as suas necessidade e repassando essa necessidade a empresa, sugerindo idéias para supri-las.
Da limpeza a entrega dos produtos em sua casa, temos que atingir a total satisfação do cliente na atenção e cuidado com suas exigências,
A visão das necessidades dos clientes começa no interesse de querer dar a ele uma atenção prioritária a suas necessidades, entendendo que ao deixá-lo satisfeito você estará alcançando seus objetivos.
Mas como atrair a atenção desse ilustre visitante que só vem em busca dos seus interesses e é tão exigente com tudo.
O primeiro passo é atrair sua atenção para dentro da empresa, e trazê-lo para visitar, dar uma olhadinha, ver os produtos, como será tratado e ver a loja como um todo.
Hoje o mercado é muito competitivo tornando-se muito igual, parecido em suas características e ofertas aos clientes.
Criar um diferencial para se oferecer ao cliente, essa é a meta, criar uma lista de produtos que possa ser diferencial ou dos serviços prestados, como um atendimento de alta qualidade.
As grandes marcas cobram pela qualidade dos seus produtos, que começa na manutenção e limpeza passando pela embalagem até a entrega dos produtos. E a também as marcas emergentes, que trazem em si melhores preços.
Numa analise dos clientes conseguimos detectar qual das linhas de produtos oferecerem aos clientes, para atingindo maior potencial de vendas.
Existem três linhas de cliente:
Os que primam pela qualidade e exigem as melhores marcas.
Os que querem qualidade, mas buscam por preços mais acessíveis.
Os que querem preços, e não se preocupam tanto as marcas.
Cada linha de cliente tem um padrão de vendagem, porque a uma quantidade de consumidores diferenciada.
Como atingir a máxima vendagem em cada nível? Usando cada produto para seus respectivos clientes,
Primeiro atrativo preço! O que faz o cliente entrar na loja.
Segundo atrativo, qualidade Dos produtos a ferramenta que diz ao cliente que aqui existem vantagens!
Terceiro atrativo, atendimento, instrumento de divulgação que atrai os clientes por indicações.
Quarto atrativo, variedade dos produtos, a garantia de que não a necessidade de ficar rodando por ai gastando tempo.
Quinto atrativo, organização, gera a garantia da qualidade e repassa a imagem de segurança e preocupação com seu bem estar.
Sexto atrativo, produtos exclusivos, A uma preocupação em satisfazer as necessidades dos clientes.
Sétimos atrativo, ambiente, conforto que gera intimidade, quebra o gelo e faz o consumidor ter a liberdade que influencia nas compras.
Gere um diferencial Alargue os horizontes, observe.
Algumas ações implantadas as quais trouxeram excelentes resultados
Revise e redesenho do cadastro mercadológico.
Implantação das melhores práticas em Higiene e Limpeza.
Implantação da Ficha de manutenção de estoque.
Implantação das melhores práticas no recebimento, armazenagem e exposição.
Implantação da Planilha de pedido com atualização e parametrização automatizada.
Criação do conceito de Inventários Rotativos periódicos para melhor acuracidade das informações; entre outros.
Verificar media de custo da empresa observando inversão de preços para promoção, e a compatibilidade com a pesquisa de mercado, observar vantagens sobre a concorrência.
Melhoria na apuração do rendimento.
Criar relações de produtos específicos para promoção.
Expor os produtos da promoção fora do foco do balcão, aumentando a Visualização dos produtos que tem maiores margem de lucros.
Aumentar variedades das carnes em peça e cortes.
Padronização dos Cortes e Listas de Produção de acordo demanda.
Sorteie de vantagens para os clientes fazerem suas compras:
Compre acima de três kg do mesmo produto e ganhe: um pct de carvão, um refrigerante, um pct mandioca, um real de desconto por kg de produto
Seção de temperado com ervas na hora.
Carne grelhada na hora.
Degustação de produtos gera o aumento na credibilidade da qualidade do produto oferecido.
Premiação com brincadeiras como estourar balões onde se encontram brindes ou descontos.
Premiação com churrascada respondendo sobre sua satisfação.
Produtos personalizados, como, carnes fracionadas.
Divulgar receitas e valor nutricional.
Café, água gelada entre os outros geram indicações de satisfação
Criar agenda de controle com listagem de necessidades diárias, semanais, mensais.
Marcar observações feitas no ato para não esquecer.
Criar listagem com necessidades que geram economia e produtos a serem trocados com a mesma finalidade.
Gerar vendas por impulso.
Layoutização do Setor de forma técnica e priorizando a melhoria nas vendas.
Decoração da loja. Balões, papel crepom, acrílicos, fotos carnes, adesivos.
Criar um slogan com frase indutiva, ex: lugar de comprar barato todo dia é aqui. Imbatível, implacável, inacreditável, imperdível, oportunidade única.
Verificar mídia visual com faixa, som e panfletos.
Criar mix promocionais para atacado coxão mole casado, coxão mole bife.
Gancheira observando e motivando produtos de alto giro.
Treinamento e formação dos Funcionários frente às melhores práticas do mercado.
Treinamento de pessoal foco, sonhos, objetivos, propósitos, ser feliz no que faz revelando uma empresa prospera.
Recepcionista de vendas a atenção que os clientes não esperam. Marketing de guerrilha.
Plantando a semente da transformação.
Toda ação tem sua “conseqüência” seja ela boa ou ruim, e é por esse motivo que precisamos observar os resultados obtidos para planejar as mudanças. Sem o reconhecimento das necessidades é impossível haver transformação, ou qualquer tipo de mudança.
A teoria organizacional e linda simples e eficaz como um lindo sonho de criança, mas na pratica e nua e crua como a vida de um empreendedor, com adversidades, temporais, barreiras e obstáculos, entulhos trazidos que geram acúmulos de todo tipo de empecilho e transtornos dentro de uma empresa, onde muitas se transformaram em represa de enchentes e alagamentos. O que gera trabalho, trabalho e muito trabalho e com isso muito desgaste para limpar e organizar todos os setores de uma empresa principalmente as pequenas e medias empresas em expansão.
Os empreendedores necessitam de uma equipe com consciência, determinação e compromisso sabendo quem é, e qual é o significado da empresa em sua vida.
Para haver esse entendimento e compromisso é necessário esse plantar em cada colaborador a semente do conhecimento que é a mais extraordinária das sementes.
Conheci um colaborador de uma empresa que trabalhou lá vinte anos, durante os quais cuidou da limpeza daquela empresa com prazer e satisfação. Ele não almejava ser ou ter outros cargos era encarregado da área da limpeza era o que ele fazia com prazer determinação e amor, gostava de ver que seus amigos de trabalho em ambientes limpos e organizados e os reconhecimentos, o enchiam de orgulho e satisfação.
Ele se tornou altamente eficiente em sua função conhecia a forma exata do uso de cada produto em quantidade e que tipo de produto deveria ser usado para aquela limpeza especifica. Ele ensinava cada um dos novos colaboradores que o ajudavam na limpeza repassando seu conhecimento e eles trabalhavam como se tivessem vinte anos de experiência gerando agilidade, eficiência e economia para a empresa.
Mas a empresa foi vendida para um grupo de empreendedores que faziam parte de um grupo, os quais observaram que aquela empresa consumia até 20% menos produtos e dois colaboradores a menos sem fazer horas extras o que representava 35% da folha ao decorrer do mês, e sempre que o supervisor visitava a empresa ele detectava que a empresa estava impecável e parou para conversar com ele e ofereceu a ele o cargo recém criado de supervisão da área de limpeza do grupo. O qual diga se de passagem que ele contribuiu para uma economia geral do grupo na área de limpeza em matéria prima e mão de obra de 18% no resultado final da receita de faturamento na área de limpeza.
Esse resultado só se tornou possível porque ele tinha em sua vida a arvore do conhecimento e não se limitava apenas a se alimentar dela, mas sentia prazer em alimentar os outros colaboradores com os seus frutos os quais ele adquiriu pela experiência de vinte anos de trabalho determinação e compromisso, na terra onde estava plantado ou com a empresa onde trabalha, mais realmente ele tinha essa empresa como sua terra e ele se alimentava dos frutos colhidos daquele lugar.
Essa semente só pode ser plantada pela participação de cada colaborador por entender que a empresa e terra frutífera, assim cada um investira o seu potencial a favor da empresa
O consumo de carne pelo ser humano é tão antigo quanto à história do mesmo. Acredita-se que o homem consome carne desde quatro milhões de anos a.C.
|
Qualidades para um profissional.
A Consultoria visa preparar profissionais para o exercício, com competência e ética, das atividades do cotidiano organizacional, fortalecendo as empresas através do aprimoramento e desenvolvimento das habilidades e talentos humanos.
A metodologia aplicada é baseada na experiência prática do consultor e naNeurociência comportamental (estudo do cérebro aliado ao estudo do comportamento). Depois de adultas, a personalidade das pessoas muda pouco. O modelo mental e o ‘rastro’ (histórico pessoal e profissional) de cada indivíduo é cuidadosamente estudado para depois estruturar as ações.
Os treinamentos são de alto impacto e fazem grande diferença, pois têm conteúdos consistentes, abordagem direta e exemplos práticos. Todos os programas são executados em um clima descontraído e com intensa sinergia entre os participantes, mantendo com isso um ambiente motivador e envolvente.
Para ser um açougueiro vai ser necessário que o se adquira conhecimento em anatomia bovina e suína e os nomes das carnes, suas características principais e a melhor forma de prepará-las, para poder orientar e ajudar o cliente a escolher entre a carne e a forma de corte.
Por se tratar de mão de obra para um trabalho artesanal iremos depender de algumas características pessoais: esforço pessoal, dedicação, desenvoltura, paciência, vivencia de grupo, fluência verbal, iniciativa, participativo, percepção, firmeza nas mãos, habilidade com objetos cortantes como facas que serão adquiridos com a prática, capacidade de concentração, capacidade de entendimento das solicitações dos clientes,separar a carne por categorias,
remover sebos da carne, embalar as carne adequadamente, armazenar as carnes em locais de refrigeração adequados.
remover sebos da carne, embalar as carne adequadamente, armazenar as carnes em locais de refrigeração adequados.
Como todo trabalho é fundamental que se tenha prazer de exercer a profissão escolhida, toda profissão trás seus obstáculos embutidas em si, superá-los ira transformá-lo em um excelente profissional apto a exercer a função. Veja algumas ações que fazem parte do dia a dia.
<><><><><><><><><><><><><><></><><><><><><><><><><><><><><></>
O que é ser um açougueiro?
O açougueiro é o profissional responsável por limpar e cortar a carne que é vendida no açougue. O papel desse profissional é observar e atender as necessidades dos clientes e separar os produtos selecionados, executando cortes com qualidade os quais iram gerar satisfação ou na preferência do cliente.
Também é de responsabilidade do açougueiro prezar pela higiene pessoal como profissional e manter a limpeza do local de trabalho, (caso não haja funcionário responsável por isso) mantendo a organização do local, protegendo os alimentos contra contaminações, ações imprescindíveis para promover o bem-estar dos clientes garantido sua saúde e com isso contribuindo para se manter a clientela. Os açougueiros, geralmente trabalham em conjunto o que ira exigir trabalho de equipe, em açougues ou casas especializadas em carnes.
Qual a formação escolar necessária para ser um açougueiro?
Não existe uma formação necessária para ser um açougueiro, pois o aprendizado das técnicas e métodos de um açougueiro vem com a prática. Existem alguns cursos de curta duração profissionalizantes, de aperfeiçoamento e especialização. Geralmente esses cursos são compostos por uma parte teórica, que envolve conceitos técnicos de corte e características das carnes, higiene, armazenamento e refrigeração, etc e uma parte prática, que na maioria das vezes é realizada em parceria com frigoríficos. O mais importante é que o curso seja de qualidade e reconhecido por instituições competentes.
Áreas de atuação e especialidades
O açougueiro trabalha com a carne, porém os estabelecimentos onde trabalham podem variam, como por exemplo: podem trabalhar em açougues ou casas especializadas, pode, inclusive, ser dono do seu próprio açougue, pode trabalhar na seção de carnes de um supermercado.
O açougueiro pode trabalhar na área de Dessoça, cortes ou pedidos para atacado, cortes padrão em embalagens fracionadas para consumidores ou na exposição de produtos pré-preparados,
Frigorífico: Nesse caso, o profissional tem vaias opções: área de abate, Dessoça, manipulação e embalagens a vácuo. O primeiro contato é com a carne fresca. Ele deve separar os diferentes tipos de carne e realizar a primeira limpeza e inspeção de qualidade no caso de embalagens.
A partir daí a carne segue para os locais onde o consumidor pode comprá-la.
O mercado de trabalho para o profissional que atua com carnes é amplo. O profissional pode procurar emprego em açougues, casas especializadas em carnes, frigoríficos, mercearias e supermercados, restaurantes de portes, churrascarias, etc. Nessa área, o interessante é que o profissional se especialize por meio de cursos e treinamentos para se destacar no mercado de trabalho. A FINALIDADE ATÉ AQUI É DESPERTAR UMA NOVA VISÃO PARA UM MERCADO EM EXPANSÃO, CARENTE DE AÇÕES DE EMPREENDEDORES COM UMA VISÃO VOLTADA PARA ALÉM DOS ACOTECIMENTO, QUE NÃO SE PRENDEM A PARADIGUIMAS MAIS VÃO AO CENTRO DE UM SONHO ROMPENDO BAREIRA E OBSTACULO, TORNANDO A ANSIA DE SEUS CONSUMIDORES EM UM FATO REAL, OBJETIVO E CONCRETO VOLTADO PARA SUA SATISFAÇÃO TOTAL. |