terça-feira, 16 de abril de 2013

ABRINDO CAMINHOS PARA INOVAR


TRANSFORMANDO A VISÃO PARA ALCANÇAR O OBJETIVO. Parte 4

            ..........AÇOUGUE.............

                    Como Chamar Atenção do Consumidor no dia a dia.

                          Aprendendo a ouvir seus clientes.

Ouvir é mais importante que falar; aprenda a exercer essa habilidade através de atitudes e transforme sua empresa em uma potência. Estejam atentos aos seus clientes, as suas ações e atitudes. Incentive-os a participar de ações onde possam expressar suas opiniões.

Deixe suas opiniões serem vistas em todas as áreas da empresas, através de iniciativas executadas mostrando aos clientes a importância e o valor da sua opinião. Quando executada dizem: foi importante te ouvir, obrigado pela participação.  Observar suas ações é uma das melhores formas de ouvi-los. Tendo consciência que a satisfação do cliente representa a sua fidelidade com a empresa.


Seduzindo pelo olhar

À vitrine é o espelho da empresa e reflete sua imagem, a atenção dada à vitrine tem que ser total renovando-a constantemente, verificando seus produtos e sua qualidade, passando ao cliente uma mensagem positiva e convidativa, mostrando a ele que irá encontrar na loja uma variedade de produtos de qualidade. Desperte o respeito e a confiança dos clientes pela empresa através dos produtos oferecidos. O cliente também precisa ver o seu reflexo ou das suas necessidades, desejos e satisfação na empresa a qual trabalha incansavelmente para supri-lo despertando em se um real e verdadeiro desejo de estar a seu lado a longo prazo.



O cliente precisa ter a imagem da empresa como sua, dizendo; ela supre as minhas necessidades. E há aquele velho ditado popular que a primeira imagem é a que fica, Para isso, contam com o serviço de pessoas especializadas, pois são conscientes de que vitrine poluída não atrai clientes e causa danos a imagem da empresa quebrando a confiança com os clientes gerando percas nas vendas e levando os a concorrência.

                           Aparência é fundamental conquistado pelo olhar.

Em qualquer segmento de varejo, a vitrine corresponde ao marketing mais imediato que se pode lançar mão para conquistar o consumidor e atraí-lo a loja.  Ter uma vitrine bem montada, sedutora, que atraia a atenção e desperte nos clientes  o desejo, é muitas vezes o segredo do sucesso.
  
Antes de falar dos conceitos sobre vitrine, vale a pena abrir um parêntese mercadológico para exemplificar a importância desse tipo de comunicação.
 
O vitrinismo é considerado hoje como uma ferramenta de utilidade essencial no mercado, utilizado em todas as áreas, por todo tipo de empresas e é chamado Visual Merchandising, ou seja, a técnica de mercado que se baseia em seduzir o cliente por meio do apelo visual.

É criar uma aparência que estimule, de forma consciente ou não, o consumidor a comprar.


Estudiosos do vitrinismo dizem que uma exposição bem elaborada dos produtos pode ser responsável, de uma maneira geral, por algo entre 50% a 75% das vendas (o índice aumenta ou diminui de acordo com o segmento do mercado).

Apesar disso, muitos usuários do sistema de vitrinismo não têm acesso a essa informações, e sobre a área de impacto e não sabem exatamente o que uma vitrine pode fazer na imagem de uma empresa.
E subestimar o poder das vitrines é um erro se levarmos em conta que elas são parte de uma nova forma de se apresentar os produtos aos consumidores: hoje, as pessoas buscam nas compras sensações diferentes, diversões, estímulos, e não apenas a satisfação de suas necessidades pessoais.
Os psicólogos afirmam que nunca se consumiu tanto para se suprir as necessidades sentimentais e psicológicas e um dos maiores prazeres é a alimentação para tentar saciar a ansiedade.
Avalie que o consumidor já não tem mais suas compras como um ato de suprimento pessoal ou da família, mas uma ação de diversão e entretenimento é onde a empresa tem que ir além das suas limitações e tentar criar nas vendas no mínimo a satisfação pelo produto adquirido.
Ir às compras, hoje em dia tem o mesmo significado e relevância que ir ao cinema, ao teatro, viajar de férias, assistir televisão, jantar fora ou até saltar de pára-quedas, dependendo dos valores e estilo de vida de cada consumidor.

O grande desafio do varejo moderno é gerar prazer nas compras, especialistas afirmam que o desafio é criar experiências de compra estimulantes para o consumidor, capazes de encantá-lo e fidelizá-lo. Tais experiências envolvem – além do produto – a localização, acesso, arquitetura, layout, merchandising, operação e o atendimento da loja.

Basicamente, a vitrine funciona como ponto de encontro entre o consumidor e sua vontade de comprar. A vitrine tem que ter vida. Tem que ter cara de sucesso! Deve chamar a atenção, provocar surpresa e desejo pelo que se está vendo onde nasce a vontade de comprar.
Onde milhares de consumidores vivem um turbilhão de imagens e notícias, chamar atenção é uma tarefa difícil. Criar um diferencial é o desafio ainda maior em busca de uma ação impactante que crie no consumidor o desejo pelo produto oferecido.

No entanto, com um pouco de criatividade, bom senso e atenção a alguns pontos cruciais, é possível obter excelentes resultados. Vamos às principais dicas:
A uma necessidade dentro da mente do cliente e a vitrine é a ferramenta utilizada para se gravar na mente do cliente que você tem o produto que ele precisa com qualidade pelo preço que ele pode pagar, e na sua necessidade dispare o gatilho fazendo com que ele se lembre do produto visto em sua loja fazendo-o retornar para as compras.
A vitrine tem por objetivo despertar o desejo no consumidor, atrair o cliente para dentro da loja e provocar nele o impulso de compra. A vontade do consumo.
A vitrine deve ser encarada como um elo entre o cliente e os produtos. Sua função é ao mesmo tempo estética e comercial.

Quando pensamos em vitrines, vários adjetivos nos vêm à mente, mas certamente não há adjetivo mais adequado do que "sedutoras", justamente porque essa é a sua função: atrair, seduzir, conquistar o cliente.

Um perfil mais popular de consumidor, por exemplo, pode preferir vitrine com maior quantidade de produtos (sem poluir), pois isso representa mais preços e variedades, que dirão a ele se são acessíveis ou não. Vitrines mais elaboradas. Iluminação – Ponto crucial, a iluminação requer atenção cuidadosa e criteriosa usar lâmpadas super 84 Philips, para que contribua sempre para o realce do produto.
Cores – As cores têm a peculiaridade de interferir no humor ou na emoção das pessoas, desanimar ou inspirar uma compra ou ativar um estado emocional (é a chamada psicodinâmica das cores). Muitas despertam impulsos de compra sem que o cliente sequer se dê conta disso.
A coloração dos produtos tem que estar sempre com a característica de produtos frescos e  saudáveis, muito cuidado com sua aparência. Cores para o realce das carnes, amarelo, vermelho, branco as quais iram destacar sua aparência natural. Cuide e priorize sempre as manutenções nas áreas onde os clientes circulam.


Avalie as condições entre os dois exemplos, e escolha o seu.


Qual ti tirou o fôlego.



Na verdade, não existe uma regra ou receita para o uso de cores que não seja o bom senso. Mas uma boa dica é evitar trabalhar mais de três ou quatro cores diferentes, para não causar poluição visual.

É importante harmonizar as cores com os produtos. Cada produto tem uma cor estimulante, e de realce que dão vida e mais beleza tornando-se mais atraente e sedutor.

Vitrine não é estoque! – Parece óbvio, mas é bom deixar claro: vitrine não é o estoque. E a percepção visual fica prejudicada quando muitos elementos se misturam. Os clientes são conquistados pela aparência e organização do produto.

  
Apenas os produtos mais estratégicos para a empresa devem ir para a vitrine com destaque. Os produtos devem ser selecionados levando-se em conta o perfil da loja, de seus clientes e público-alvo a ser atingido no casso de produtos exclusivos para promoção os quais darão destaque e amplitude ao produto.
  
O ideal é deixar os produtos ligeiramente abaixo da linha de visão do consumidor. Do lado direito na altura das mãos o que ira facilitar as vendas, para produtos onde o cliente tem auto-atendimento.
Facilitando para os colaboradores deixe os produtos mais velhos ou aqueles que necessitam ser vendidos primeiro em locais de fácil acesso, obedecendo às mesmas regras apesar deles receberem orientação para vendas, os quais devem ficar em destaque abrindo a visão do cliente.
Mas a partir desse ponto, a bola está com os vendedores, ou com o pessoal do atendimento. Atenção, simpatia, técnica, treinamento e muito profissionalismo serão os pontos essenciais para a concretização da venda.
È Necessário Criar, Inovar, Adaptar, Superar, para ultrapassar os limites e barreiras que se interpõem entre a empresa e seus objetivos com os clientes.
 
veja continuação.

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