terça-feira, 16 de abril de 2013

SUPERANDO PARA INOVAR


TRANSFORMANDO A VISÃO PARA ALCANÇAR O OBJETIVO. parte 2

                     ..........AÇOUGUE.............

A Consultoria visa preparar profissionais para o exercício, com competência e ética, das atividades do cotidiano organizacional, fortalecendo as empresas através do aprimoramento e desenvolvimento de habilidades dos seus talentos humanos. Onde ter um quadro extensivo de  funcionários não garante um quadro de colaboradores eficiente dentro das necessidades da empresa, e uma empresa insatisfeita gera clientes insatisfeitos.

O Brasil está entre os líderes em relação à produção, à exportação e ao consumo de carne bovina no mundo, o que garante um mercado em expansão. Um mercado que abre portas para que ofereçam um diferencial a seus clientes.

Segundo estudos realizados em 2006 pela Data monitor, órgão de pesquisa internacional, que indicaram, para os próximos anos, algumas tendências comportamentais que devem orientar o desenvolvimento de novos produtos alimentaresadaptação ou melhoria nos que já se encontram disponíveis no mercado.

Dentre elas, a conveniência, buscando economizar tempo e soluções rápidas, a preocupação com saúde deixando transparecer as técnicas de higiene, aspectos ligados à idade, à fase da vida, à renda e ao individualismo do consumidor.

No caso da carne bovina, a conveniência implicaria em melhorias nos cortes e nas embalagens comprodutos fracionados na necessidade de cada cliente, ampliação da oferta de produtos prontos ou semi prontos com variedades que atendam cada consumidor, assim como orientação ao consumidor no preparo de pratos rápidos; a preocupação com saúde recomenda produtos com alto padrão de qualidade, com menor teor de gordura, sem perder o sabor e maciez.

Os aspectos ligados à idade, à fase da vida, à renda e ao individualismo do consumidor, sugerem se respectivamente que o segmento de mercado com diferentes tipos de clientes se adapte para oferecer a diversas necessidades, atendidos com produtos específicos; diferentes formas de organizações familiares, além de solteiros e casados, que terão reflexos em termos da escolha de produtos a serem consumidos.

A democratização do consumo de produtos considerados de luxo ou supérfluos (por exemplo, produtos de conveniência); e a tendência a cuidar de si mesmo, associada ao crescimento do número de consumidores ‘solteiros’, aumentando a demanda por porções menores ou individuais de produtos.

Como se pode verificar, a referida pesquisa vem direcionar e orientar a futuros empreendedores e empresários, voltados para as áreas de alimentícios e em especial as casas de carnes as quais são responsáveis pela distribuição direta ao consumidor. Um mercado hoje que é garantido pelo alto consumo de um produto, que se encontra diariamente no prato do consumidor.

De olho nesse novo nicho de mercado, os empreendedores começam a investir em uma nova concepção de negócio. Como já foi relatado anteriormente, casa de carnes é um negócio que relaciona alimentação e conveniência quanto mais se atinge as necessidades dos consumidores mais se garante o sucesso da empresa.

Na busca por uma qualidade de vida melhor e por produtos que gerem o consumo de uma alimentação mais saudável, o mercado das carnes naturais vem crescendo cada vez mais, e muitas oportunidades se abrem para os empresários que tem uma visão ampla e ousadia para conquistar esse cliente para um relacionamento em longo prazo.

Casas de carnes são lojas diferenciadas dos açougues tradicionais por oferecerem produtos distintos com uma qualidade diferenciadas.

As maiores diferenças estão no layout e ambiente das lojas, nas variedades de corte das carnes oferecidas criando-se um mix de produtos diferenciados, na forma como os produtos são expostos, no atendimento personalizado e na diversidade de tipos de carne oferecidos que podem incluir carnes raras e exóticas como: avestruz, javali, codorna, faisão e outras, dependendo do mercado potencial.


A loja também pode oferecer carnes temperadas e preparadas especificamente para clientes segundo seus padrões, e para eventos específicos e ainda um mix de produtos semi prontos ou apenas temperadas.

Mais diante de um assustador concorrente comercial, que está a nossa volta em cada esquina, cheio de artimanhas, nos ataca com golpes sutis de uma concorrência desleal. Cada golpe que sofremos cai vários consumidores do nosso corpo. Nosso sangue precioso a vida se esvaindo de nós. Quando percebermos estamos em meio a uma luta vorás pela sobrevivência da empresa e muitas da vez não sabemos o que fazer ou como agir.


Expandindo a visão

Com a estabilidade dos preços, a concorrência se tornou mais acirrada e competitiva e os clientes são conquistados nos detalhes de cada ação, os clientes não aceitam mais pressão e levam em consideração uma série de fatores para decidir onde comprar e o que comprar.

E a também uma deficiência quando a oferta de produtos e serviços de qualidade. Os clientes vivem loucos correndo de um lado para o outro atrás de produtos de qualidade, preço justo e um atendimento prioritário que atenda suas necessidades. 

O que fazer diante desse fato, como mudá-lo?

Mesmo conscientes disso, muitos empresários não se adaptaram às mudanças de mercado, perdendo vendas e clientes diariamente.

Estão conformados com uma visão onde é melhor ter pouco, do que fazer investimentos pela satisfação dos seus clientes e correr o risco de permanecer com o mesmo resultado, há um conformismo pelo estado em que vivemos.

É preciso romper com as barreiras do conformismo que fecham a visão, onde achamos que o convencional é um fator imutável e acabamos por nos acorrentar a valores e conceitos tradicionais, onde focamos nossa visão apenas no resultado final. Esquecendo-nos de valorizar a fonte desse resultado que é o cliente. “Esse tipo de investimento é a certeza do retorno a longo prazo sem desespero com a concorrência”.  A certeza de se ter o cliente a longo prazo se deve a alguns fatores: satisfação, transparência, as quais geram credibilidade e confiança.

Agora cabe ao empresário criar uma maneira para  introduzir seus produtos no mercado, em busca de obter um resultado especifico diante da sua visão para seus produtos, gerando um destaque a eles em meio às adversidades que o mercado enfrenta. Para torná-los visíveis e atraentes, despertando a paixão e o desejo do consumo em seus clientes.

Apesar de todas as dificuldades dedicam-se de corpo e alma ao seu negócio, pois gostam do que fazem e são conscientes de que o sucesso é conseqüência de muito trabalho, dedicação e sacrifício.

E somente quem tem paixão e determinação pelo que faz, se torna um empreendedor que é capaz de enfrentar e superar dificuldades todos os dias, sempre com alegria e boa vontade e determinação.

Não param no tempo ficando estaguinado achando que já sabem tudo. Pelo contrário, buscam conhecimento procurando aprender constantemente, participando de cursos, palestras, seminários, lendo revistas do seu ramo de negócio revitalizando sua mente etc.

Além do mais, investem na capacitação dos seus colaboradores para que estejam também sempre qualificados e aptos a apresentar o melhor resultado pela satisfação dos seus clientes, que como retorno trás os melhores resultados e benefícios aos seus colaboradores.

Estão sempre prospectando e colocando em prática ações de marketing e todo tipo de mídia. Fazem investimento de alto custo em busca de um resultado, capazes de atrair novos clientes, além de manter os antigos.  

Agem proativamente, não ficando à espera de clientes, os quais não surgem por acaso. Estão sempre atentos ao mercado e a concorrência, de modo a inovar se superando sempre para atender as exigências dos clientes, que são ávidos por novidades.

Não estão presos a paradigmas, continuam fazendo o que sempre fizeram em prol de melhores resultados pelas experiências adquiridas, mais o que os clientes necessitam ou anseiam com foco de satisfazê-los sempre para deixá-los impactados conscientes da sua importância.

Mantém uma ampla variedade de produtos e também produtos exclusivos, oferecendo conforto, praticidade qualidade e rapidez aos clientes, que dão preferência a lojas onde encontram uma quantidade maior de itens que atenda as suas necessidades.

São organizados, planejados e mantém um bom controle de estoque para que não haja falta e nem sobra de produtos. Com isso, os clientes sempre são atendidos nas suas necessidades e exigências, além de evitar custos desnecessários com mercadoria parada.

Mesmo com essas atitudes ainda continua faltando algo? E ai ! É o espelho das suas atitudes?

No mundo de hoje, a um grande número de opções disponíveis para os clientes, e a similaridade é muito grande entre preços e produtos, criando um ambiente de competição acirrada. Em um ambiente assim,somente alcançarão o sucesso as empresas que oferecerem uma composição de produtos e serviços que criem um diferencial visando um relacionamento com seus clientes a curto, médio e longo prazo. Pois cada estratégia trás em si seu tempo determinado para um resultado especifico.

Em um mercado em constante transformação, é importante que os empresários entendam que precisam também mudar a maneira como se relacionam com o mercado. As pessoas mudaram o modo de comprar, mas nem todas mudaram o modo de vender.

Hoje a uma grande tendência na praticidade, quanto maior a facilidade maior a sua vantagem sobre a concorrência. Há não se esqueça, que quanto maior a, praticidade, comodidade para os clientes, com produtos personalizados com a cara dele, ai se agrega preços, aumenta as vendas e aumenta margens de lucro.

O quanto você anda; aonde você vai por causa de um produto exclusivo que satisfaça seu desejo de consumo ou atenda as suas necessidades. Como um restaurante, um mecânico, um arquiteto ou um advogado. Qual característica te faz passar por vários profissionais até chegar a aquele que você busca? Agora você precisa ter as características que façam os clientes vir até você.
Veja  continuações

Nenhum comentário:

Postar um comentário